FAQ

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Questões Frequentes

Para aceder a uma conta corrente, o cliente deve apresentar a seguinte documentação:

• Clientes individuais deve apresentar documento de identificação, NUIT, Comprovativo de residência comprovativo de rendimentos. Deverão também preencher o formulário de abertura de conta.

• Clientes empresa devem apresentar a documentação da empresa (variando consoante o tipo de entidade), deverão também apresentar a documentação dos beneficiários imediatos e assinantes e uma carta de solicitação de abertura de conta.  

A abertura da conta corrente no BancABC não incorre em custos para o cliente. Contudo, será solicitado do mesmo que efectue o depósito mínimo de 400.00 meticais para a emissão do cartão de débito.

A conta corrente do BancABC oferece acesso imediato aos fundos e a qualquer hora através do cartão de débito e dos canais electrónicos. Possibilidade de efectuar pagamento e transferências nacionais e para o estrangeiro de forma conveniente e segura.

O cliente habilita-se a obter um cartão de débito, livro de cheques. Pode aceder aos fundos remotamente através do Internet Banking, BancABC app, USSD.

O BancABC tem vários canais disponíveis para os seus clientes, nomeadamente: Balcão, Agente Bancário, Internet Banking, Mobile Banking, USSD, ATM e POS.

O cartão de débito do BancABC funciona em qualquer terminal, seja ele ATM, POS ou Internet, desde que esteja conectado a rede VISA ou a rede SIMO.

Pra abertura de conta particular no BancABC, deve apresentar:

• Documento de identificação válido (BI, Passaporte, DIRE);
• NUIT;
• Comprovativo de residência: declaração do Bairro ou factura de serviços (água, luz, telefone, TV Cabo....) em seu nome;
• Declaração de rendimento; 

Para o menor deve apresentar:

• Documento de identificação válido;
• NUIT.

Para o Tutor:
• Documento de identificação válido (BI, Passaporte, DIRE);
• NUIT;
• Comprovativo de residência: declaração do Bairro ou factura de serviços (água, luz, telefone, TV Cabo....) em seu nome;
• Declaração de rendimento. 

Para a abertura de conta da empresa deve apresentar:

i) Documentos societários:
• Carta solicitação para abertura de conta;
• Certidão comercial actualizada;
• NUIT da empresa;
• Alvará;
• Escritura Pública publicada em BR;
• Acta da Assembleia Geral que nomeia os assinantes da conta.

ii) KYC dos Assinantes:
• Cópia do documento de identificação válido (BI, Passaporte, DIRE);
• NUIT;
• Comprovativo de residência: declaração do Bairro ou factura de serviços (água, luz, telefone, TV Cabo....) em seu nome.

iii) Beneficiários Efectivos:
• Cópia do documento de identificação válido (BI, Passaporte, DIRE);
• NUIT;
• Comprovativo de residência: declaração do Bairro ou factura de serviços (água, luz, telefone, TV Cabo....) em seu nome.

Beneficiário efectivo- é a pessoa singular que em última instância, detêm a propriedade ou o controlo, directo ou indirecto, igual ou superior a 10% do capital da sociedade ou dos direitos de voto da pessoa colectiva.

• Certidão do Registo Comercial do País de Origem;
• Escritura Pública de constituição da sociedade no País de origem;
• Alvará ou documento similar;
• NUIT;
• Acta da Assembleia Geral ou Conselho de Admnistração que nomeia os assinantes da conta;
• KYC dos assinantes da conta (Documento de Identificação válido/NUIT/Comprovativo de Residência);
• KYC dos beneficiários efectivos (Documento de Identificação válido/NUIT/Comprovativo de Residência);  

Conta bancária aberta por exportador ou investidor destinada a receber receitas de exportação de bens e serviços ou rendimentos de investimento no exterior feito por residentes.

Consideram-se entidades não residentes a:

• Cidadãos estrangeiros;
• Entidades registadas e/ou com sede no estrangeiro;
• As embaixadas, diplomatas, representações consulares ou equiparadas, pessoal militar estrangeiro em exercício de funções governamentais no País. 

Podem abrir conta em moeda estrangeira os clientes não-residentes e residentes que tenham relação comprovada com o exterior:

i) Exportadores;Empresas e organizações;

ii) Trabalhadores e ou funcionários de empresas ou organizações internacionais;

iii) Demais entidades geradoras ou receptoras de divisas, sejam pessoas singulares ou colectivas. 

i) As contas em moeda estrangeira podem ser livremente movimentadas a débito e a crédito com o exterior.

ii) Para transacções domésticas:

A movimentação a débito em contas em moeda estrangeira em transacções domésticas independentemente da fonte de alimentação, é feita mediante conversão para moeda nacional.

Exceptuam-se ao nº anterior situações de:

a) Amortização de crédito em moeda estrangeira;

b) O disposto no artigo 121 do Aviso 20/GBM/2017 de 27 de Dezembro (….”Com vista ao cumprimento das obrigações fiscais e demais encargos com o Estado, as entidades titulares de concessões mineiras, que sejam exportadoras vendem moeda estrangeira ao Banco de Moçambique nos termos por este definidos”);

c) Pagamento para conta não-residente domiciliada no mesmo território;

d) Constituição de depósito a prazo;

e) Aprovisionamento de conta do mesmo titular em moeda estrangeira em OIC (outras instituições de crédito) para pagamento ao exterior mediante apresentação de comprovativo e deve ser feita dento de 48 horas, caso não aconteça, o valor deve ser devolvido à proveniência.

f) Encerramento de conta.  

Os levantamentos são permitidos exclusivamente por motivos de viagem, até ao limite interno de USD 2.500 por indivíduo, para maiores de 18 anos.

O BancABC oferece aos seus clientes uma gama de produtos e serviços dedicados a clientes individuais e empresas. Desde contas corrente, Poupança, produtos de investimento e de crédito, os quais podem ser acedidos através da nossa rede de balcões ou pelos nossos canais eletrónicos disponíveis.

A conta corrente permite transferir fundos de e para a conta corrente do BancABC, respeitando as condições de compensação, quando aplicáveis.

A conta poupança do BancABC não tem um cartão de débito associado a mesma, pois, o seu principal objectivo, é de acumular fundos para a satisfação de uma necessidade futura.

A conta poupança do BancABC permite aos clientes poupar fundos para satisfação de planos futuros. Ademais, os saldos das contas são remunerados permitindo que os clientes ganhem enquanto poupam para a satisfação dos seus planos futuros.

Depósito a Prazo é um acordo entre o BancABC e o sue cliente no qual o cliente investe um valor determinado, por um período definido, com o intuito que gerar ganhos.

A diferença entre um depósito a prazo e uma conta poupança é que um depósito a prazo é um contrato com prazo definido enquanto a conta poupança não. Ambos contratos geram ganhos para os clientes, contudo adequam-se a necessidades diferentes.

Para subscrever a um depósito a prazo o cliente deve ter uma conta corrente no BancABC e ter disponível o valor mínimo de 5.000 meticais a aplicar.

Um crédito é um produto oferecido pelo BancABC aos seus clientes, onde estes têm acesso a fundos do banco por um período determinado e reembolsam ao banco com uma taxa acrescida.

O BancABC oferece créditos dedicados a clientes individuais e a clientes empresas, adequados as necessidade específicas dos mesmos. Com a ajuda de um gestor de conta, é possível determinar qual o crédito mais adequado para determinada situação.

Todos créditos contratados desde Julho de 2017 estão indexados a Prime Rate do Sistema Financeiro, a qual é variável. Assim sempre que ocorrerem alterações a esta taxa, a taxa efectiva aplicada ao crédito do cliente altera em conformidade.

O cartão pré-pago do BancABC é um cartão VISA, recarregável, conveniente para controlar transacções por forma simples.

O cartão pré-pago é prefeito para controlo de despesas. Sendo que este pode ser emitido em moeda estrangeira, é também o mais adequado para usar durante viagens ao estrangeiro.

O cartão pré-pago pode ser emitido em qualquer uma das seguintes moedas: Meticais, Rands, Dólares, Euros e Libras.

Para aceder, o cliente deverá dirigir-se ao sítio da web do BancABC para poder efectuar o auto registo ao mobile e internet Banking. O registo do código USSD também é efectuado pelo próprio cliente, devendo para tal baixar o aplicativo (para telefones inteligentes) ou faze-lo através do código *620#. É condição para poder aceder a estas plataformas ter conta com o BancABC.

Neste momento este serviço não esta disponível, contudo o BancABC tem ao seu dispor gestores de conta que o podem apoiar a tornar este processo o mais conveniente para si.

A partir destas plataformas, o cliente pode consultar saldos, efectuar transferências e pagamentos, gerir beneficiários, consultar detalhes dos seus créditos, entre outros.

O BancABC tem ao dispor dos seus clientes uma rede de ATMs, contudo, os clientes podem fazer uso das ATMs da rede SIMO com a mesma conveniência de usar as ATMs do BancABC.

O BancABC tem ao dispor dos seus clientes uma variada gama de serviços disponíveis aos seus clientes nos seus ATMs. Por forma, aumentar a conveniência, o BancABC subscreveu a rede SIMO tornando a experiência nos ATMs padronizada entre os ATMs do BancABC e de outros bancos.

O BancABC tem ao dispor dos seus clientes uma rede de POS distribuídas por várias lojas distribuídas pelos locais onde o banco tem presença. Assim, é possível pagar as despesas nas mesmas com a maior conveniência possível.

Uma reclamação é qualquer manifestação de insatisfação relativa aos serviços que o BancABC presta.

Uma sugestão é entendida como proposta que vise melhoria na prestação de serviços do BancABC.

Pode apresentar reclamação/sugestão qualquer pessoa singular ou colectiva, cliente ou não cliente, ou, quando aplicáveis.

Na formalização de uma reclamação/sugestão, há que garantir a exposição clara e objectiva dos factos que a motivam e, caso a formalização seja realizada através de canais não presenciais, deve apresentar todos os elementos informativos que assegurem a identificação do reclamante envolvido na situação exposta.

O prazo de resposta é de 10 dias úteis, independentemente do canal de apresentação, podendo ser prorrogado quando a natureza da reclamação e/ou a sua resolução assim o exigirem (o BancABC irá informar ao cliente nos casos de prorrogação do prazo). Ademais do exposto acima, as reclamações que envolvam outras instituições de crédito serão respondidas em até 45 dias úteis.

Múltiplos Canais de Apresentação Disponíveis- As reclamações/sugestões e pedidos de informação podem ser apresentados em qualquer um dos seguintes canais de acesso: Balcão do BancABC, Carta, Email: linhaclienteabc@bancabc.com ou Linha SOL através do contacto: 92264.

As listas de Comissões e encargos cobrados aos clientes pelos produtos e serviços prestados ao cliente estão disponíveis em todos balcões do BancABC e no sítio da web do banco.

Os Termos e Condições mostram os direitos e deveres do banco e do cliente em relação ao produto e serviço prestado, salvaguardando os interesses de ambas parte. Assim, o cliente ao aceitar os mesmos, concorda com os mesmos, assumindo as responsabilidades que através dele lhe são imputadas.

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